A História do SiEM

12/06/2018 14:55

A Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio (SiEM) é um evento coordenado pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Fonseca Arienti e organizado por todas e todos os graduandos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento em 2018 chega em sua oitava edição cumprindo seu papel social e mantendo sua abrangência.

A Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio é uma realização dos graduandos do curso de Relações Internacionais, em parceria com o Centro Socioeconômico (CSE), Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais e a Coordenadoria do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais, tais quais, Assembleia Geral da ONU, Organização dos Estados Americanos, Conselho de Segurança das Nações Unidas entre outras. O SiEM busca, assim, oferecer aos estudantes de ensino médio a possibilidade de representarem diferentes líderes mundiais em diferentes foros internacionais, desenvolvendo não apenas a capacidade de compreensão dos acontecimentos internacionais, como a cultura de tolerância.

Criado em 2012, o SiEM já obteve grandes conquistas e o grande envolvimento de todo o curso de Relações Internacionais sempre foi fundamental para o seu crescimento e importância. A cada ano o SiEM possui uma lista maior de escolas interessadas em se envolver com o projeto e, atualmente já conta com a presença de 22 escolas públicas e privadas da grande Florianópolis, São José, Palhoça, Balneário Camboriú e Araranguá. A Edição de 2018 é um marco na realização desse evento e estando cada vez mais próximo da décima edição é fundamental que o evento seja elaborado com máxima atenção e respeito aos participantes pois conta com quase 1400 pessoas envolvidas em sua elaboração, participação e execução final.

Mais informações sobre o projeto e sobre como participar entre em contato pelos endereços:

Facebook.com/SiEMUFSC
@SiEMUFSC no Instagram