Atualizações sobre o SiEM em 2020

02/09/2020 17:30

Em 2020 a Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio, o SiEM UFSC (como todos conhecem) estaria celebrando sua décima edição. O X SiEM, tinha data planejada para o dia 06 de Maio de 2020 e ia contar com a presença histórica de 35 escolas de todo o estado de Santa Catarina, totalizando a participação de 1200 delegados e delegadas dos mais diversos grupos sociais.

Como um evento democrático e que busca integrar todos os secundaristas do estado de Santa Catarina, o SiEM iria propor a discussão de sete comitês, sendo esse o maior evento desde sua criação. Os temas discutidos na décima edição seriam:

1. Cúpula dos ODS – Agenda 2030: Ação Coletiva para o Cumprimento dos ODS
  2. Conselho da União Europeia – A Crise dos Refugiados na União Europeia
  3. União Africana – A Guerra Civil Sul-Sudanesa: Refúgio, Milícias e Disputa por Recursos Naturais
  4. Cúpula do Leste Asiático – A Crise do Myanmar e o Genocídio da Etnia Rohyngia
  5. CELAC – Questão Indígena na América Latina e Caribe: A Demarcação de Terras e o Caso Guarani Kaiowá
  6. Conselho de Segurança – Terrorismo Internacional: O Financiamento de Grupos Não-Estatais e o Estado Islâmico
  7. Assembleia Geral – A Guerra Civil Síria: Dez Anos de Conflito

No entanto, tendo em vista os acontecimentos causados pelo COVID-19 nos últimos meses e analisando as previsões para os próximos, a organização optou pelo cancelamento de sua X edição. Enquanto projeto de extensão, em uma instituição federal, é de suma importância que o SiEM não pause totalmente suas atividades e, assim, buscaremos continuar impactando e trazendo conhecimento ao maior número de pessoas.

Relativo a edição de 2020, agradecemos profundamente a confiança de todos os professores e professoras envolvidas no projeto até o presente momento. Sua confiança e paixão pela educação são fundamentais para o funcionamento do SiEM, mesmo que esse não seja feito nos moldes tradicionais.

O Guia de Estudos da Edição de 2020, como forma de validar o trabalho dos e das graduandas do curso de Relações Internacionais que se empenharam no projeto até o presente momento, fica divulgado através dessa notícia, sendo um material para eventuais consultas e produção de novas pesquisas.
Seu acesso pode ser feito através do Link, clicando aqui.

Por fim, agradecemos mais uma vez a participação de todos e todas graduandas, professores, secundaristas e de toda comunidade academica pelo envolvimento com o projeto. O SiEM só pode acontecer pela confiança de todos e todas vocês.

Esperamos nos encontrar em breve em tempos melhores.

Tags: Conhecimentocorona vírusEducaçãoEnsinoEnsino MédioEscolasExtensãoFlorianópolisONUOrganizações InternacionaisRelações InternacionaisRelações Internacionais UFSCRI UFSCSIEMSiEM UFSCSimulaçãoUFSC