SiEM 2012

11/03/2012 19:26

A organização da segunda edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio torna público os temas trabalhados na edição de 2012 do SiEM. As simulações, que nesta edição acontecem em dois dias, sendo eles 14 e 15 de abril, continuam a trajetória iniciada pelo I SiEM, ao trazer assuntos de relevâncias para o cenário internacional, visando um aprofundamento maior de temas de conflito, tanto econômico quanto político, assim como temas de identidade e reconhecimento internacional. Além do mais, o II SiEM reforça o compromisso crescente do projeto com temas ambientais, trazendo em uma de suas reuniões a discussão sobre mudanças climáticas.

A Assembleia Geral vai tratar de dois temas esse ano, sendo o primeiro deles o Fim do Embargo á Cuba.  As restrições econômicas impostas pelos Estados Unidos, que já se formulavam desde 1962, se agravaram depois que Cuba perdeu o apoio político e econômico da antiga União Soviética, conduzindo o país a uma situação de certo isolacionismo comercial. Os EUA, que sempre tiverem interesse na região, construíram o discurso para o embargo em cima da garantia de democracia e do anticomunismo. O tema já foi levado diversas vezes ao conhecimento da comunidade internacional e apresenta, além de prejuízos econômicos profundos, acusações de violações do Direito Internacional. Cabe aos delegados, então, discutir como garantir o fim do bloqueio e avaliar as possibilidades de uma reaproximação entre EUA e Cuba e entre Cuba e o resto do mundo.

O outro tema discutido pela Assembleia Geral pretende abordar A Questão Palestino-Israelense. Os desentendimentos entre  os árabes da Palestina e os judeus do futuro Estado de Israel remontam desde o começo do século XX, passando por guerras, invasões a países vizinhos, insurreições e questões de refugiados, até as primeiras negociações bilaterais entre israelitas e palestinos nas reuniões de 1992 e 1993. No entanto, o problema entre os dois povos parece longe de acabar, se agravando atualmente em relação aos refugiados, à Jerusalém e aos assentamentos (tidos como formas de colonização) de Israel na Faixa de Gaza.  Nessa reunião, o desafio dos delegados será se debruçar sobre a questão principal do reconhecimento da Palestino pelos outros países da comunidade internacional.

No âmbito do Conselho de Segurança, o tema é A Intervenção na Líbia. Influenciado pela Primavera Árabe, em 2011, se iniciam na Líbia protestos contra o governo de Kadafi, responsável por diversas violações de direitos humanos durante seu regime, instituído através de um golpe de Estado.  Tempos depois cria-se o Conselho Nacional de Transição, anti-Kadafi, que começa a ser reconhecido como o governo legítimo pela comunidade internacional. Nesse contexto de contestação, se aprofundam os embates entre os grupos de Kadafi e os movimentos de oposição dentro do país, sob a influencia de países como França e EUA, e organizações como a OTAN. Os delegados, nessa reunião, precisam discutir a potencialidade desse conflito como ameaça à manutenção da paz e à segurança internacional.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas tem como objetivo reunir líderes mundiais para discutir a pauta das Mudanças Climáticas, em especial o aquecimento global. O debate, que gira em torno de pautas como a emissão de carbono por países industrializados e a tentativa de redução de emissões por países em desenvolvimento, se estrutura em cinco eixos principais, sendo eles visão compartilhada, mitigação, adaptação, transferência de tecnologia e apoio financeiro. Através de debates, os delegados precisam chegar a consensos em relação às melhores maneiras de se atingir os objetivos climáticos da COP, ao mesmo tempo que mitigar o conflito entre industrialização e sustentabilidade.

A edição de 2012 espera receber aproximadamente 300 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região.

As inscrições para o projeto em 2012 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o III SiEM, que será realizado em 2013.