SiEM 2018

12/06/2018 16:57

O SiEM desempenha uma função social de mostrar as maneiras pelas quais os acontecimentos dentro da área das relações internacionais se desenrolam e, por isso, buscamos mostrar aos colegas e aos secundaristas a importância da tolerância e do respeito em meio as discussões que partem das simulações e podem ser aplicadas na vida real.

Chegando na nossa oitava edição, e por prezar por temas relevantes e que discutam panoramas e aspectos não cotidianos e habituais na vida do estudante brasileiro, a edição de 2018 do SiEM busca trazer quatro temas que se encaixam perfeitamente dentro das reuniões que as discutirão.

A primeira reunião, a típica da Assembleia Geral das Nações Unidas trará para debate a questão da Guerra Civil na Repúlica Centro Africana, tema muitas vezes negligenciado e de desconhecimento de grande parte do grande público, ao abordar essa perspectiva buscamos engrandecer as discussões sobre os direitos humanos e as missões de paz da ONU.

.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas trará para debate a questão dos Testes de Misseis Balísticos feitos pela Coréia do Norte buscando assim possibilitar aos delegados envolvidos nessa questão uma desenvolver a retórica frente as negociações com um Estado que se mostra agressivo e nada disposto a cooperar internacionalmente.

A Organização dos Estados Americanos trará para debate a questão da Crise Político-Econômica na Venezuela de modo que, não somente buscamos aproximar os secundaristas das temáticas próximas a realidade sul-americana, mas também introduzir pontos de debate sobre o papel do Estado e como a pressão externa pode influenciar na governança dos países.

.

Por fim, o Conselho da União Europeia trará para debate a Questão do Separatismo na Catalunha de modo que aborda um tema contemporâneo que pode ser de grande ajuda na formação dos mais de 850 secundaristas envolvidos, além de mantê-los próximos a um tema político e economicamente relevante e também que pode ser útil para sua preparação para os vestibulares.

A edição de 2018 espera receber aproximadamente 900 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região. Isso indica que o SiEM se tornou o maior projeto de simulação de organizações internacionais para o Ensino Médio do Brasil, o que precisa ser celebrado, não somente pela comunidade acadêmica, mas também por toda a população florinopolitana.

As inscrições para o projeto em 2018 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o IX SiEM, que será realizado em 2019. A data prevista para a realização do SiEM 2018 é dia 29 de maio.

Tags: Ensino MédioFlorianópolisONUOrganizações InternacionaisRelações InternacionaisSIEMSiEM UFSCSimulaçãoUFSC