Quem somos

A Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM – UFSC), é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, a Cúpula do Leste Asiático entre outras.

Trabalhando com estudantes de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis, o SiEM busca fomentar a educação e a cultura dos jovens, proporcionando um espaço de contato cultural que estimula a capacidade de compreensão dos acontecimentos internacionais sem deixar de enfatizar a importância da tolerância. Para isso, nossa equipe procura estimular a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre a universidade e a comunidade. Práticas como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e valores tais quais a tolerância e a não discriminação de minorias, são meios de desenvolver uma sociedade mais prospera e justa. Tais valores, tão presentes nos princípios das Organizações Internacionais com as quais trabalhamos, estão presentes nos ensinamentos que o SiEM proporciona.

Criado em 2011, o SiEM já obteve grandes conquistas e o grande envolvimento de todo o curso de Relações Internacionais sempre foi fundamental para o seu crescimento e importância. Atualmente impacta escolas da rede públicas e privada da grande Florianópolis, São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Araranguá e Concórdia.

Mais informações sobre o projeto e sobre como participar das próximas edições, indicamos o contato pelos endereços a seguir.