SiEM 2014

11/04/2014 19:28

A organização da Simulação de Organizações Internacionais para os Alunos do Ensino Médio, torna pública as temáticas discutidas na edição de 2014 do SiEM. Na tentativa de trazer aos secundaristas das escolas públicas e particulares de Florianópolis as principais discussões internacionais, a edição desse ano pretende, a partir das suas reuniões, não apenas trazer a tona temas importantes no contexto geopolítico mundial, mas também entender a importância e o impacto da discussão cultural dentro dos fóruns multilaterais.

Na tradicional Assembleia Geral, o tema a ser discutido é a Crise Institucional do Mali. O país africano chega ao seu estado atual de crise em 2012, após um golpe de Estado que depôs o presidente Touré e a posterior tomada de poder pela Comissão Nacional para a Restauração da Democracia. A instabilidade instaurada, que viu inclusive a suspensão da Constituição de Mali, abriu espaço para as invasões dos rebeldes tuaregue, população separatista que há anos vem entrado em conflito direto com o Governo de Mali.  A situação, que se agrava após a associação da insurgência rebelde com um grupo islâmico e a atuação das tropas francesas no território, é o desafio para os delegados, que vão precisar discutir como estabelecer uma mediação entre rebeldes, Governo e países estrangeiros na tentativa de trazer paz e estabilidade ao território maliense, bem como garantir sua estabilização no pós-conflito.

As Violações de Direitos Humanos na Síria serão discutidas nas reuniões nos âmbitos da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança. A crise no país, que vem crescendo desde 2011, atingiu um número de vítimas assustador em 2013.  Também nesse ano agravou-se a complexidade das atuações estrangeiras em território sírio, com o anúncio de uma possível intervenção militar dos EUA e a contrapartida de um anúncio de assistência incondicional por parte da Rússia. Ao mesmo tempo, as armas químicas também começam a se tornar fonte de grande preocupação, tendo sido usadas em um ataque em agosto de 2013. Assim, cabe aos delegados discutirem os novos desdobramentos desse conflito, envolvendo os recentes fatos acontecidos em 2013, assim como as retaliações por parte do Conselho de Segurança pelo uso de armas químicas e o aprofundamento da crise de refugiados.

No âmbito da União Europeia, o tema da reunião visa debater o Uso do Véu Islâmico. As discussões em torno da vestimenta não apresentam consenso dentre os países participantes dessa organização, sendo que os defensores afirmam fazer parte da construção da identidade das mulheres muçulmanas e os opositores indicam que o véu impede a identificação pessoal e favorece a discriminação contra essas mulheres. O tema, que aborda questões intrinsecamente culturais, também se estrutura em paralelo com fatores importantes como: a expansão do islamismo na Europa, as liberdades individuais, a integração da população muçulmana às sociedades abrangentes e a aceitação da cultura e religião por parte dos europeus. Ainda que a proibição do véu em si seja inadmissível frente as leis de liberdade religiosa da organização, existem brechas jurídicas que podem ser abordadas por aqueles que defendem sua proibição, como impedir todo e qualquer tentativa de cobertura do rosto. Assim, cabe aos delegados integrar conceitos geopolíticos e culturais para encontrar visões enriquecedoras para esse debate.

A edição de 2014 espera receber aproximadamente 600 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região.

As inscrições para o projeto em 2014 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o VII SiEM, que será realizado em 2015.