SiEM 2020

20/10/2020 19:31

A edição de 2020 do SiEM passou por profundas mudanças desde sua fase de concepção até a sua construção final. Inicialmente, o projeto buscava manter seu formato padrão dividido em duas etapas:

• Elaboração de materiais didáticos (para preparação dos estudantes da rede publica e privada de Florianópolis e região acerca dos temas discutidos no evento)
  • A realização da simulação dos temas escolhidos em reuniões coordenadas pelos estudantes de Relações Internacionais da UFSC

No entanto, diante da evidente problemática do COVID-19, e a necessidade de cancelamento de atividades com grandes aglomerações, o X SiEM, nos formatos tradicionais (realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e aberto ao público) foi cancelado. Assim, o projeto passou por uma profunda reestruturação, que buscava sobretudo possibilitar ainda o engajamento dos mais de 1100 secundaristas envolvidos com a simulação inicial de forma democrática.

Buscando continuar com seu objetivo de disseminar conhecimento de forma democrática, a Organização do SiEM 2020 optou pelo abandono do modelo de simulações tradicional realizado no primeiro semestre do ano. Tal decisão foi tomada, não somente levando em consideração que o tamanho atual do projeto torna impraticável a sua realização online (haja vista que as delegações são formadas por grupos com, em média, 12 pessoas e alguns comitês tem em torno de 50 delegações) mas, sobretudo, foi considerado a estrutura socioeconômica de nossos participantes que podem não possuir uma conexão estável com a internet, comprometendo sua participação e absorção final do impacto proposto pelo projeto.

A partir dessa mudança, foi estruturado o projeto SiEM em Casa que, através da produção de conteúdo para as mídias digitais, buscará atualizar semanalmente os participantes e seguidores do projeto sobre os impactos do COVID-19 no mundo, trazendo a tona notícias, reportagens, vídeos e podcasts que relatem o impacto da doença em aspectos de saúde, política internacional e geopolítica. Com uma ampla divulgação nas redes sociais do projeto, o SiEM continua a auxiliar, não somente os secundaristas, mas toda a comunidade academica a se informar a respeito da pandemia em um contexto global.

Como atividade final em 2020, o projeto cumpre seu objetivo de realizar a entrega de material didático, realizando a confecção e a divulgação de Cartilhas Informativas sobre quatro temas diretamente relacionados ao Coronavírus. Esse material, por fim, cumpre um papel de responsabilidade social, haja vista a abordagem de temáticas pertinentes que permitem ao leitor não somente o contato com mais informações do impacto da doença a nível global, mas dicas de cuidado e prevenção durante a pandemia.

Assim, o SiEM se reinventa diante da mudança inesperada causada pelo COVID-19, mas não deixa de produzir conhecimento e proporcionar a seus participantes materiais de estudo, conscientização e informação.

Tags: ConhecimentoEducaçãoEnsinoEnsino MédioEscolasExtensãoFlorianópolisONUOrganizações InternacionaisRelações InternacionaisRelações Internacionais UFSCRI UFSCSIEMSiEM UFSCSimulaçãoUFSC