SiEM 2016

11/04/2016 19:31

A organização da sexta edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio torna público os temas trabalhados na edição de 2016 do SiEM. Tendo em vista a plataforma transformadora que o projeto representa na realidade dos jovens da rede pública e privada de Florianópolis e região, as temáticas trabalhadas na simulação do dia 31 de maio representam pontos de inflexão e análise, haja vista seu impacto regional mas, sobretudo, mundial.

A tradicional reunião da Assembleia Geral, realizada todos os anos durante o SiEM, trará para debate a temática do Reconhecimento do Saara Ocidental como Estado. O Saara Ocidental é um território costeiro situado no noroeste do continente africano, possuindo fronteiras com o Marrocos, Mauritânia e Argélia. O território é
historicamente habitado pela população saarauí, no entanto, devido a influência da colonização europeia no território, a região passa por um intenso processo de descolonização, marcado por um alto índice de violência e interferência de países da região, que não reconhecem a independência do território. As Nações Unidas atuam ativamente no território, no entanto, a profunda crise causada pela violência do conflito tornam o assunto ainda mais crítico e urgente.

No âmbito de Discussão da Assembleia dos Estados da União Africana, traz-se a discussão da Proteção e Empoderamento das Mulheres na Consolidação dos seus Direitos Básicos. Parte da Ata Constitutiva da União Africana, o tópico da promoção da igualdade de gênero é um objetivo dos seus Estados-Membros. No entanto, é fato constatado em discussões multilaterais que há grandes desafios e obstáculos para alcançar essa expectativa. Assim, a discussão busca trazer o enfrentamento de lideranças dos Estados africanos na busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O tradicional comitê do Conselho da União Europeia propõe a discussão urgente acerca da Crise Humanitária e a Questão dos Refugiados. De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em 2010 não mais que 10.000 candidatos a refúgio haviam cruzado o Mediterrâneo em busca de proteção sob o manto da União Europeia. Cinco anos mais tarde, e esses dados passam por um processo de aumento exponencial, atingindo a marca de 972.500 tentativas de translado. Mais de um milhão de refugiados buscam asilo político nos países da União Europeia, o que causa uma profunda crise política que fomenta movimentos conservadores (contrários ao recebimento dos refugiados) e que abre espaço para discussões acerca de direitos básicos e o direito a migração.

Por fim, a quarta discussão proposta nesta edição será feita no âmbito do Comitê Especial de Descolonização da ONU (SPECPOL), e buscará discutir as Disputas Territoriais do Mar do Sul da China. A região do sul do mar da China é geopoliticamente muito relevante para a economia global. Este é considerado pivô das rotas marítimas global e se apresentam de forma bastante complexa, envolvendo diretamente nações asiáticas e ocidentais em disputas de interesses diversos e que podem variar desde uma tentativa de barrar a expansão territorial chinesa e seu fortalecimento geopolítico até a manutenção do status-quo regional.

A edição de 2016 espera receber aproximadamente 800 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região.

As inscrições para o projeto em 2016 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o VII SiEM, que será realizado em 2017.