SiEM 2013

04/04/2013 19:27

A organização da terceira edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio torna público os temas trabalhados na edição de 2013 do SiEM. Na tentativa de expandir e aprofundar os estudos sobre política internacional, o projeto continua trazendo temas de impacto global para as simulações, que serão realizadas no dia 04 de maio. Nesse sentido, esse ano os temas das reuniões abordam desde assuntos puramente conflitivos até discussões sobre reconhecimento, direitos humanos e justiça social.

A tradicional reunião da Assembleia Geral será realizada em dois períodos (manhã e tarde), abordando diferentes temas. Pela manhã, o comitê buscará discutir a Situação da Síria. O país, que em 2011 foi assolado por uma série de protestos contra a família al-Assad, registrou já no mesmo ano número absurdos de mortos e presos. A situação, que além de envolver conflitos ideológicos entre xiitas e sunitas, vem se agravando com o envolvimento de potências internacionais como a Rússia e a China. Dessa forma, a reunião busca discutir as melhores medidas a serem tomadas para a resolução do conflito, assim como questões políticas posteriores, como quem seria responsável por governar o país com a deposição de al-Assad.

Na reunião da tarde da Assembleia Geral discute-se o Reconhecimento de Taiwan como Estado-membro das Nações Unidas. Taiwan é uma ilha que fica aproximadamente 180 quilômetros da costa sudeste da China. Após a derrubada de Chiang Kai-shek pelas forças comunistas em1949, a situação começava a se desenhar, com o governo chinês, agora comunista, fortalecido e com Chiang sendo obrigado a se retirar para a ilha de Taiwan. Mais tarde, com o apoio dos EUA a Chiang, as regiões tomaram formas mais concretas de uma oposição entre comunismo, na China, e capitalismo, em Taiwan.  Sob um constante medo de uma invasão chinesa e progressivamente perdendo o apoio dos EUA, Chiang instituiu um governo autoritário sob a força de uma Lei Marcial, só derrubada em 1987, com o Partido Progressista Democrático. Essa reunião busca, então, discutir se Taiwan preenche os requisitos para se tornar um estado-membro da ONU e como resolver o empasse da ilha com a China.

No âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas será discutido o Caso de Sakineh Ashtiani. O caso ficou mundialmente famoso por sentenciar a morte por lapidação (apedrejamento) a iraniana de 45 anos, sob acusações de assassinato e adultério. As controvérsias em torno do julgamento, que envolveram a retirada das acusações de assassinato posteriormente, a confissão por coerção e a barreira linguística entre ré e juiz, levaram os filhos de Sakineh a enviar cartas á organizações internacionais de direitos humanos. Assim, mesmo que a opinião internacional estivesse a favor da acusada, a pena de morte não foi retirada. Sakineh segue presa e no aguardo de uma nova sentença, cabendo a essa reunião, portanto, discutir as implicações das leis penais do Irã, o caráter de justiça de seu julgamento e as ações que devem ser tomados pela comunidade internacional de países.

A edição de 2013 espera receber aproximadamente 400 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região.

As inscrições para o projeto em 2013 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o IV SiEM, que será realizado em 2014.