SiEM 2015

11/03/2015 19:30

A organização da Simulação de Organizações Internacionais para os Alunos do Ensino Médio, torna pública as temáticas discutidas na edição de 2015 do SiEM. Buscando propor a discussão de temáticas relevantes a nível global mas também regional, as temáticas discutidas ao longo do SiEM 2015 buscam não somente discutir temas urgentes, mas que não, sobretudo, não recebem a devida importância no contexto geopolítico global.

A discussão acerca da Anexação da Criméia à Rússia será discutida nos âmbitos do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da Assembleia Geral da ONU. Iniciado a partir de um movimento de contestação popular, a anexação do território da Criméia e Sevastopol à Rússia foi quase imediata diante do referendo popular que (pela maioria dos votos) pedia pela anexação da região, se separando do território ucraniano. No entanto, o processo de anexação não é reconhecido pela Ucrânia, que contesta o tratado, não reconhecendo a independência da Crimeia e Sevastopol e considera a própria anexação como ilegal. Assim, os presentes comitês buscam encontrar uma solução para este enfrentamento geopolítico entre Rússia e Ucrânia.

A Assembleia Geral das Nações Unidas trará para debate o tema do Grupo Estado Islâmico. O Estado Islâmico, ou ISIS (da sigla em inglês) é um grupo islâmico radical formado após a invasão dos Estados Unidos e do Reino Unido ao Iraque em 2003. Com ações extremamente brutais, e que se utilizam de estratégias de terror, o ISIS controla territórios pelo uso da força, e causa mobilizações internacionais, haja vista seu controle de grandes regiões nos Estados do Oriente Médio. Assim, a presente discussão busca analisar quais estratégias globais para conter o avanço da força rebelde pelo Oriente Médio.

O Conselho da União Europeia buscará discutir em sessão especial sobre a Adesão da Turquia à União Europeia. A Turquia fez o seu pedido de adesão à União Europeia em 1987. No entanto, desde 1963 que a Turquia tem tentado desenvolver relações mais estreitas, primeiro com a CEE e depois com a sua sucessora, a União Europeia. No entanto, apenas em Outubro de 2005, foram iniciadas as negociações formais para a plena adesão da Turquia à União Europeia, o que será discutido no âmbito desse comitê para encontrar uma solução viável para a questão

Pela primeira vez, o SiEM propõe uma discussão de um Comitê integralmente latino-americano. O Conselho da UNASUL propõe a discussão acerca das Bases Militares Estadunidenses na Colômbia. A partir da década de 90, a Colômbia passou a ser alvo de políticas de combate às drogas e ao narcotráfico no âmbito da comunidade internacional, visto a crescente problemática do país em relação ao tráfico de drogas. Os Estados Unidos, por serem diretamente afetados pelo problema e buscando desencorajar a produção, tráfico e consumo de drogas passou a administrar as bases colombianas no país, o que gera discussões, haja vista a presença militar dos EUA na região. Alguns líderes de países vizinhos não viram com bons olhos a assinatura do acordo e consideraram o ato uma forma de invasão e observação indevida do território sul-americano pelos EUA. Assim, o presente comitê busca discutir quais medidas serão tomadas diante dessa presença na região.

A edição de 2015 espera receber aproximadamente 700 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região.

As inscrições para o projeto em 2015 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o VI SiEM, que será realizado em 2016.