SiEM 2019

10/03/2019 16:13

Dando prosseguimento aos trabalhos do SiEM, a organização da nona Simulação de Organizações Internacionais do Ensino Médio, convida alunos e professores das escolas pública e privadas de Florianópolis e região a conhecer os temas deste ano. Por acreditarmos que o SiEM é uma plataforma de educação que desempenha uma grande função social na formação de diversos estudantes, buscamos no ano de 2019 não somente trazer bons temas, mas trazer mais temas, abarcando um maior número de secundaristas. Através dessa ampliação buscamos trazer cinco comitês que abordam não somente temáticas de impacto regional mas, sobretudo, mundial e que refletem diretamente em nosso cotidiano. Assim, as temáticas da nossa nona edição refletem o nosso objetivo principal que é gerar o respeito e a tolerância através do contato com outros povos e culturas pela simulação.

A primeira reunião, a típica da Assembleia Geral das Nações Unidas trará para debate a questão da Conflito Israelo-Palestino: Autodeterminação de Povos e Violência Justificada pela Crença, tema que embora tenha sido outras vezes trabalhado no âmbito de discussões da Assembleia Geral no SiEM, tem ganhado uma nova roupagem com posicionamentos mais agressivos por parte dos aliados e também dos envolvidos.

.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas trará para debate a questão da Utilização de Veículos Aéreos Não-Tripulados: Estratégia de Defesa ou Ameaça a Soberania? buscando assim possibilitar aos delegados envolvidos nessa questão uma desenvolver a retórica frente as negociações com um Estado que se mostra agressivo e nada disposto a cooperar internacionalmente.

.

Pela primeira vez no SiEM, o SOCHUM, sigla para Comitê Social Humanitário e Cultural das Nações Unidas, traz a temática do Casamento Infantil: Uma Problemática de Impacto Global. A decisão de trazer esse comitê é parte não somente de abrir espaço para discutirmos a igualdade de gênero no ano de 2019 mas também transformar o SiEM numa plataforma de análise desse mal latente.

No tradicional Conselho da União Europeia o SiEM trará o debate do Pós-BREXIT: Os Desdobramentos sobre a Questão Fronteiriça entre as Irlandas de modo que aborda um tema recorrente nos vestibulares, trazendo um enfoque mais objetivo na questão entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, países independentes e que configuram a unica fronteira terrestre do Reino Unido com os países membros da União Europeia. Essa temática promete grandes reviravoltas pois suas atualizações são diárias.

Por fim, o quinto tema esse ano, será debatido no âmbito da Liga Árabe e buscará debater Os Desafios Regionais frente a Utilização e o Desenvolvimento da Energia Nuclear. Essa temática é muito polêmica haja vista a forma como o Ocidente trata a produção de Energia Nuclear no Oriente Médio, entretanto, ao trazer essa temática discutida apenas pelos países da região, criamos um espaço de discussão saudável para ponderar as melhores formas de lidar com a situação.

A edição de 2019 espera receber aproximadamente 1000 estudantes de todas escolas públicas e particulares de Florianópolis e região. Esse fato consagra o SiEM como o maior projeto de simulação de organizações internacionais para o Ensino Médio do Brasil, o que precisa ser celebrado, não somente pela comunidade acadêmica, mas também por toda a população florinopolitana.

As inscrições para o projeto em 2019 já estão encerradas, entretanto, no segundo semestre já iniciaremos os preparativos para o X SiEM, que será realizado em 2020.

Tags: EducaçãoEnsinoEnsino MédioExtensãoRelações InternacionaisSIEMSiEM UFSC