União Europeia – Refugiados na UE e seus direitos civis

15/05/2025 12:06

Nesse primeiro momento da reunião da União Europeia de tema “Refugiados na União Europeia e seus direitos civis” as nações que mais se destacaram ao longo do debate foram a Albânia, Polônia, Itália, Espanha e República Tchéquia entretanto no início do debate estavam ausentes as delegações da Áustria e França que compareceram posteriormente.

Em primeiro momento um delegado de cada país teve um minuto e meio para apresentar as propostas de seu respectivo país e depois que todos falaram foi o momento do Debate Formal, momento que todas os países tinham o direito de acrescentar ou reformar seu discurso feito no momento anterior.
Durante o Debate Formal as delegações da Itália, Polônia, e Tchéquia tiveram um conflito com a delegação da Espanha discordando sobre como resolver o tópico principal, com a Espanha alegando que estava sobrecarregada com a quantidade de imigrantes direcionados ao seu país e ponderam como uma das principais propostas ser necessário a reformulação do Regulamento de Dublin, a sugestão da Albânia sobre a sobrecarga foi que os países da U.E. deviam se organizar para formar rotas de realocação dos imigrantes em todos os países ao qual a Itália se posicionou a favor.
A principal proposta da República Tchéquia foi que para resolver o problema da enorme taxa de imigração era preciso resolver a origem, dando “educação, treinamento militar e investindo nos países do Oriente”, como falaram em entrevista para o jornal, cuja proposta não foi aceita pela Espanha alegando que não iria apoiar uma interferência militar e não tinham verba nem interesse para isso
Ao final do Debate Formal a República Tchéquia propôs um Debate Informal que foi aceito após uma votação entre os delegados. Nesse momento os delegados tiveram dez minutos livres para conversar entre si deixando claro suas ideias e para formar alianças com outros países, além de darem entrevistas para a Mídia Internacional.
Conseguimos entrevistar alguns delegados da República Tchéquia, República Helênica(conhecida de maneira geral como Grécia). As delegações ao serem perguntadas sobre a contestação protagonizada pela Espanha, Polônia e Itália e a delegação da República Tchéquia disse que “Achamos a Espanha com uma postura irônica já que ela tem uma certa aliança com q Itália”, e afirmaram que queriam conversar com a Itália, Áustria, Dinamarca e com a V4.
A República Helênica que foi citada diversas vezes durante o debate ao ser perguntada sobre deu um breve depoimento sobre sua visão do assunto; “Não vamos nos posicionar porque queremos reestruturar o sistema atual e não queremos mudar o foco, mas achamos que a Polônia tem um interesse monetário e não é esse o nosso foco nesse debate”.
Após o Debate Informal continuou-se o Debate Formal na qual se seguiram suas declarações dessa vez de forma mais pacifica em principal as delegações da Espanha e da Polônia, que ao longo da manhã debateram fortemente sobre suas ideias contrárias e direcionando ataques moderados um ao outro.
Imediatamente depois ocorreu um debate informal de dois minutos e a seguir foram lidas as minutas que a Espanha e Itália enviaram, em conjunto com as outras delegações presentes se dividindo em dois lados, e no fim da reunião foi feita uma votação em qual minuta seria aceita na qual a Espanha e Irlanda votaram contra a minuta da Itália e a Albânia se absteve, e o restante dos países votou a favor e no fim foi decidida a da Itália, que falava que precisava de uma distribuição igualitária dos imigrantes entre os países.
Tags: SIEM 2025SiEM UFSCTHE BALD EAGLE