SiEM 2024

15/04/2024 13:31

O SiEM (Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio) que será realizado em 2024, visa proporcionar uma oportunidade única para estudantes secundaristas vivenciarem uma experiência acadêmica avançada, enquanto aprofundam a sua compreensão do cenário internacional da atualidade.

Nesse sentido, inspirados pelo 3° Artigo da declaração universal dos direitos humanos — Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal — dedicamos a XII edição do SiEM à promoção dos direitos humanos.

Por essa razão, buscamos apresentar nesta edição, temas relevantes no âmbito do direito internacional e que discutam assuntos que ajudem a construir o pensamento crítico dos estudantes. Assim, chegamos a quatro reuniões com os seguintes temas:

Assembleia geral –  Reforma do Conselho de Segurança da ONU: formação atual, reconfiguração e a busca por legitimidade.

Conselho de segurança – Conflito Israel-Palestina: crise humanitária, insegurança alimentar e caminhos para a estabilidade.

União Africana – A guerra civil Sul-Sudanesa: refúgio, milícias e disputa por recursos naturais.

COP (Conferência das partes) – Justiça Climática: equidade para um futuro sustentável.

Além disso, esperamos receber em torno de 1200 transeuntes, sendo que desse número estima-se a participação de 800 estudantes do ensino secundário de 32 colégios públicos e particulares da Grande Florianópolis e região. Além, de visitantes, graduandos, professores e membros da sociedade civil interessados no evento, devido ao evento envolver todos os níveis da comunidade escolar e acadêmica.

Responsáveis por escolas de Florianópolis e região interessados em participar de futuras edições do SiEM ou receber informações sobre o evento, entrem em contato pelo endereço a seguir: siemufsc@gmail.com

Coordenação SiEM 2024.

Tags: EducaçãoEnsinoEnsino MédioEscolasExtensãoRelações InternacionaisRI UFSCSIEMSiEM UFSC