SiEM pela proteção dos direitos humanos

15/04/2024 13:46

Em 10 de dezembro de 1948 nascia um documento que concebia uma ideia igualitária de garantias essenciais para todas as pessoas: a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Composta por 30 artigos reconhecidos internacionalmente, cada um deles aborda aspectos dos direitos humanos, incluindo direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Inspirados pelo terceiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, a equipe organizadora dedica a décima segunda edição do SiEM a todos aqueles que têm sido submetidos a lutar por seus direitos à vida, à liberdade e à segurança

Cada comitê deste ano gera uma discussão sobre os direitos citados pela declaração: no Conselho de Segurança e União Africana, a maneira como a crueldade da guerra confronta completamente a dignidade humana e retira qualquer senso de segurança; na Assembleia Geral, a liberdade de defender uma ordem que garanta a paz; e na COP, a responsabilidade de todos os países em manter o mundo propício à vida.

Nosso compromisso com os direitos humanos, entretanto, vai além das simulações. Desejamos que esta edição do SiEM sirva como um espaço dedicado à reflexão e discussão; que, no processo de suas pesquisas, os participantes inspirem-se a ser defensores ativos de um mundo onde todos possam desfrutar plenamente de seus direitos fundamentais.

Tags: Direitos humanosEducaçãoEnsino MédioEscolasONUOrganizações InternacionaisRelações InternacionaisRI UFSCSIEMSiEM UFSC